sábado, 11 de abril de 2015

ARTE MODERNA: IMPRESSIONISMO 9º ANO

ARTE MODERNA

O impressionismo
        O Impressionismo foi um movimento artístico que nasceu em Paris , em 1874, graças a um grupo de pintores que se revoltou contra as regras acadêmicas. É o primeiro movimento moderno. A primeira ação do pintor impressionista foi abandonar o ateliê sombrio e levar o seu cavalete para o ar livre, sob a luz do sol. A mudança foi radical.
        Assim os impressionistas descobriram a luz e sua real incidência sobre os objetos. E o fato que a luz solar muda os objetos, à medida que o tempo passa. Essa luz fuza foi o tema central da pintura impressionista. O grupo ganhou o nome de impressionistas quando da primeira exposição, em 1874, que causou grande escândalo em Paris. Um crítico, ao analisar uma tela de Monet- Impressões , o Sol Levante-   disse que Monet fazia borrões e conclui dando nome ao grupo: São uns impressionistas. O nome pegou.
Pode-se dizer que o Impressionismo  foi uma tendência da arte, principalmente francesa, que dominou o fim do século passado. Investido de um realismo mais objetivo, foi uma reação ao romantismo da época. De certa forma, preparou o caminho para futuras manifestações artísticas. Revelou nomes importantes como Manet, Monet, Renoir, Pissarro, Sisley, Edgar Degas, Boudin, Cézanne, Lautrec, Gauguin, Van Gogh e outros, na área da pintura.
Os contatos entre o público e os pintores davam-se através dos Salons – o Salão dos Recusados foimuito utilizado para mostras coletivas dos impressionistas, e nele foi exposta a tela de Édouard Manet, o célebre O Almoço Campestre, que a muitos chocou e provocou aplausos de outros tantos. Para Manet, os objetos tinham somente valor pictórico. Depois de 1870, ele adota cores claras. Este artista pode ser considerado um precursor do Impressionismo, ao lado de Jongkind e Boudin.
O termo ‘Impressionismo’ foi criado por um crítico de arte, pelo pintor e escritor Louis Leroy, em 1874, ao comentar o quadro ImpressãoNascer do Sol, de Claude Monet. Definir este movimento não é fácil, mas o artista Eugéne Boudin o resumiu como um movimento que leva a pintura à pesquisa da luz total do espaço exterior.

O mais importante para os impressionistas são os efeitos visuais, a impressão imediata da imagem, a fixação desse instante único, pois o momento seguinte será certamente diferente. O prazer de pintar ao ar livre pode ser explicado pela importância dada ao fenômeno da luz. Os adeptos desta escola usavam cores vivas e puras, justapondo-as nas telas, visando obter os meios-tons desejados, dando sempre a impressão de captar a luz refletida em superfícies naturais. As formas desaparecem, não mais se percebem os contornos, permanecendo no quadro apenas borrões de tinta.

O Impressionismo no Brasil


     O Impressionismo no Brasil teve, a rigor, um único representante - Eliseu Visconti.Eliseu Visconti, Italia, 1866-1944. Visconti veio para o Brasil com menos de um ano de idade. Passou a vida entre o Rio de Janeiro e Paris. No início foi pintor acadêmico. Após sua primeira viagem a Paris, em 1983, sofreu influência do impressionismo.Visconti experimentou outras escolas de pintura, como o Pontilhismo.O pontilhismo foi continuação do impressionismo, pintura cheia de pontos na tela, baseada em ciência: " a aproximação de duas cores, como o amarelo e o azul, forma em nossa retina a cor verde" . O pintor pontilhista pintava pontos azuis e amarelos bem próximos, de modo que o verde surgisse só no olho de quem visse a tela. Os experimentos de Visconti abriram caminho para o início da pintura moderna no Brasil.  O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista
ARTISTAS E OBRAS

Claude Monet

Foi um pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas.O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, "Impressão, nascer do sol", de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha..2 A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura.
Resultado de imagem para impressão nascer do sol"Impressão, nascer do Sol”
Water Lily Pond
 http://www.historiadaarte.com.br/linha/impressionismo.html
Principais obras do artista Claude Monet:
  • Estuário do Sena
  • Impressão: Nascer do Sol
  • Ponte sobre Hève na Vazante
  • Camille
  • O vestido verde
  • A floresta em Fontainebleu
  • Mulheres no Jardim
  • Navio deixando o cais de Le Havre
  • O molhe de Le Havre
  • Ninpheias

Edgar Degas


Filho primogénito do rico banqueiro Auguste Degas e de Célestine Musson, Edgar Degas nasce em Paris a 19 de julho de 1834. O pai pertencia a uma família nobre daBretanha, que se tinha mudado para Nápoles durante a Revolução Francesa; a mãe, Celestina, era originária de Nova Orléans (Luisiana)e a sua família dedicava-se à produção de algodão.5 . Foi batizado com o nome de Edgar-Hilaire Germaine de Gas e passou a sua infância na rua St. George, próximo dos Jardins do Luxemburgo em Paris.6 A sua mãe morre em 1847 o que o afetou muito. Porém, mesmo com quatro irmãos e irmãs, teve uma infância afetada pela perda de sua mãe. 
OBRAS
Prima Ballerina ou A Primeira Bailarina, cerca de 1878, Museu de Orsay
Esboço de Lavadeiras, 1876 - 1878.

Principais obras de Degas:



- Retrato da família Bellelli

- A dama dos crisântemos

- Paisagem

- A Bolsa de algodão de Nova Orleans

- O pedicuro

- Nas corridas

- Cavalos de Corridas

- Retrato de duas meninas

- Place de La Concorde

- Esboço de lavadeiras

- A Aula de Dança

- A primeira bailarina

- A pequena bailarina de catorze anos (escultura)

- A banheira

- Dançarinas atando as sapatilhas

Pontilhismo

O Pontilhismo é uma técnica de pintura, saída do movimento impressionista, em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observado. Esta técnica foi criada na França, com grande impulso de Georges Seurat e Paul Signac, em meados do século XIX.
Tarde de Domingo na Ilha de Grande                 Jatte La Parade,  Georges Seurat
Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte, Seurat
             
O mestre do pontilhismo – Georges Seurat

Georges Seurat é considerado aquele que iniciou o movimento artístico conhecido como Pontilhismo, em que o uso de cores não sobrepostas iniciado pelos impressionistas foi aprofundado. Em seus quadros, Seurat usava pequenas pinceladas de forma sistemática, distribuindo-as com perfeição na tela de forma que o observador visse uma tela com inúmeras e sutis transições entre os tons.
       http://abstracaocoletiva.com.br/2013/02/01/tarde-de-domingo-na-ilha-de-la-grande-jatte-analise/ 

OBRAS COM TÉCNICAS DO PONTILHISMO.                                                         
A Entrada do Porto de Marselha de Paul Signac, usando a técnica do Pontilhismo.
The Pine Tree at St. Tropez, 1909

 QUESTÕES

01- O que foi o impressionismo:
A (   ) No impressionismo, os quadros deviam ser sem cor e com bastantes linhas
transversais.
B (   ) O Impressionismo foi um movimento artístico que nasceu em Paris , em 1874, graças a um grupo de pintores que se revoltou contra as regras acadêmicas. É o primeiro movimento moderno.
C (   ) A primeira exposição impressionista foi um grande sucesso gerando vários elogios da critica e da imprensa.
02-Qual era o foco principal dos pintores impressionistas?
A (   ) Buscava inspiração na figura humana que povoava os cabarés e bares de Paris.
B (   ) As cores nas obras impressionistas são sempre obtidas através de misturas.
C (   ) A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura.
03- Qual desses artista abaixo citado era um impressionista francês.
A (   ) Claude Monet.
B (   ) Michelangelo.
C (   ) Anita Malfatti.
04 Qual o  nome do primeiro impressionista brasileiro.
A (   ) Claude Monet.
B (   ) Michelangelo.
C (   ) Eliseu Visconti.
05-Como pintava o pintor pontilhista:
A (   )  Pintava pontos azuis e amarelos bem próximos, de modo que o verde surgisse só no olho de quem visse a tela.
B (   ) Pintava pontos amarelos e azuis  bem deslocados, de modo que o verde surgisse só no olho de quem visse a tela.
C (   ) Pintava pontos verdes e amarelos bem próximos, de modo que o verde surgisse e se misturava obtendo uma cor terciária, só no olho de quem visse a tela.
 06 - De acordo com o texto acima e com seus conhecimentos a respeito do Impressionismo julgue os itens abaixo com (C) para certo e (E) para errado.
 1. (  ) As pesquisas com as alterações da luz solar refletida nos objetos marcaram o movimento Impressionista.
2. (    ) Os artistas impressionistas não pintavam à noite.
 3. (    ) No impressionismo as figuras não devem ter contornos nítidos.
4. (   ) A primeira exposição impressionista foi um grande sucesso gerando vários elogios da critica e da imprensa.
07 - Ainda sobre o impressionismo julgue os itens abaixo:
1. (   ) As cores nas obras impressionistas são sempre obtidas através de misturas.
 2. (   ) “O universo como tema.” Essa era uma das pesquisas do impressionismo.
 3. (   ) As pinturas impressionistas eram quase sempre feitas ao ar livre.
 4. (   ) Sombras luminosas e coloridas são uma das características das obras impressionistas.

08 - Segundo a Arte no Impressionismo, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) ERRADOS:
A (   ) Eles procuraram, a partir da observação direta da luz solar sobre os objetos, registrar em suas telas as constantes alterações que essa luz provoca nas cores da natureza.
B (  ) Na pintura, as figuras tinham traços firmes de forma que o contorno aparecia nitidamente.
C  (   ) As sombras eram luminosas.
D (   ) No impressionismo, os quadros deviam ser sem cor e com bastantes linhas transversais.
09 - Marque a alternativa correta:
 A (   ) O impressionismo ocorreu no século XIX.
 B (   ) Na arte impressionista predomina o uso de espátulas.
C  (   ) Imagens do inconsciente aparecem no Impressionismo.
 D (   ) Os artistas impressionistas eram bem valorizados.erá também gostar de:
10 - Qual artista que iniciou a técnica do pontilhismo.
A (   ) Paul Signac
B (   ) Georges Seurat.

C (   ) Claude Monet.


19 comentários:

  1. passa o gabarito, para ver se eu acertei todas pfv

    ResponderExcluir
  2. VC poderia passar o gabarito por gentileza?

    ResponderExcluir
  3. Como faço p ter acesso ao gabarito?

    ResponderExcluir
  4. Gostei! estava mesmo precisando de uma inspiração para elaborar uma prova!Continue com o Blog!

    ResponderExcluir
  5. Gostei! estava mesmo precisando de uma inspiração para elaborar uma prova!Continue com o Blog!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, Eloina. Gostei muito de suas questões, e, observei que você mora em Sonora, já morei aí por uns 7 anos. Saudades deste lugar.

    ResponderExcluir
  7. GOSTEI DA PROPOSTA DE ATIVIDADES. PODERIA PASSAR O GABARITO. DESDE JÁ, AGRADEÇO!

    ResponderExcluir
  8. PODERIA POR GENTILEZA PASSAR O GABARITO. OBRIGADA

    ResponderExcluir