sábado, 11 de abril de 2015

ARTE ROMÂNTICA: Atividade 8º ano

ARTE ROMÂNTICA 

O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII que foram a Revolução Industrial que gerou novos inventos com o objetivo de solucionar os problemas técnicos decorrentes do aumento de produção.Isso provocou a divisão do trabalho e o início da especialização da mão de obra, e pela Revolução Francesa que lutava por uma sociedade mais harmônica, em que os direitos individuais fossem respeitados, traduziu-se essa expectativa na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Do mesmo modo, a atividade artística tornou-se complexa. O Romantismo manifesta-se nas artes e na literatura do final do século XVIII até meados do século XIX. Surgiu na Alemanha evoluindo para a Inglaterra e Itália, mas é na França que ganha força e de lá se espalha pela Europa e pelas Américas. A subjetividade e introspecção, sentimentos e sensações são características deste período, opondo-se ao racionalismo e ao rigor do neoclassicismo. A liberdade de criação e a emoção são retratadas de forma intensa no romantismo. As obras valorizam o individualismo, o sofrimento amoroso, a religiosidade cristã, a natureza, os temas nacionais e o passado.
Características gerais:
* a valorização dos sentimentos e da imaginação;
* o nacionalismo; * a valorização da natureza como princípios da criação artística.
Representa as mudanças no plano individual, destacando a personalidade, sensibilidade, emoção e os valores interiores. Contra o neoclássico. “O sentimento é tudo” (Goethe).

ARTISTAS E OBRAS

A Liberdade Guiando o Povo  é uma pintura de Eugène Delacroix em comemoração à Revolução de Julho de 1830, com a queda de Carlos X. Uma mulher representando a Liberdade, guia o povo por cima dos corpos dos derrotados, levando a bandeira tricolor da Revolução francesa em uma mão e brandindo um mosquete com baioneta na outra. A pintura é talvez a obra mais conhecida de Delacroix.


Os fuzilamentos do 3 de Maio"

O pintor espanhol Francisco de Goya (1746-1828) elaborou, em 1814, um de seus trabalhos mais conhecidos, a tela “Os Fuzilamentos de 3 de Maio de 1808″. A imagem é uma representação de um episódio ocorrido entre o dia 2 e a madrugada de 3 de maio, quando tropas napoleônicas que ocupavam a Espanha executaram espanhóis que haviam se rebelado contra essa invasão. A violência do massacre aparece com intensidade na pintura, o que a tornou um símbolo da luta do povo espanhol por liberdade e contra os  invasores estrangeiros.


Arrufos (1887), de Belmiro de Almeida.

 Quadro de temática cotidiana trabalhada no Realismo, mostra um casal depois de uma discussão conjugal. A mulher está à esquerda debruçada sobre o sofá, sentada no chão, sobre um belo tapete, de vestido amarelo claro, cortando o quadro em diagonal, parecendo derramar-se em prantos. O homem está à direita e assume uma atitude de indiferença e desdém em relação a mulher, com seus olhos fixados na fumaça do seu cigarro.   Esta obra de Belmiro de Almeida se ajusta a realidade burguesa na medida em que a atitude do homem mostra a sua superioridade em relação à mulher. O marido em provável situação de julgamento da esposa, revela os desmandos e arbitrariedades da sociedade patriarcal da época.


Turner (1775-1851): A máquina Ganha Espaço na Paisagem Romântica


A pintura paisagística ganhou nova força no período romântico, caracterizando-se pelo seu realismo e pela recriação contínua de cores modificadas pela luz solar. Os paisagistas românticos se anteciparam décadas aos impressionistas franceses.Joseph William Turner representou os grandes movimentos da natureza, procurando, através de estudos da luz refletida pela natureza, reproduzir a “atmosfera” da paisagem, como em O Grande Canal (1835), em que tons como o amarelo e o laranja são mantidos puros, não neutralizados pelo branco. efeito geral é uma paisagem com tal brilho que suas telas desse período são chamadas de “visões douradas”. Mas foi justamente Turner quem primeiro registrou a presença da máquina na paisagem. Em “Chuva, Vapor e Velocidade” (1844) ele substitui os detalhes pelas formas essenciais de uma locomotiva e dos trilhos.Existe uma preocupação com as cores brilhantes no centro da tela. Parece que o artista toma consciência de que a máquina invadiu o espaço natural e passa a fazer parte do universo da pintura.


Literatura
A poesia lírica é a principal expressão. Também são frequentes os romances. Frases diretas, vocábulos estrangeiros, metáforas, personificação e comparação são características marcantes. Amores irrealizados, morte e fatos históricos são os principais temas. O marco da literatura romântica é Cantos e Inocência (1789), do poeta inglês William Blake (1757-1827). O livro de poemas Baladas Líricas, do inglês William Wordsworth (1770-1850), é uma espécie de manifesto do movimento. O poeta fundamental do romantismo inglês é Lord Byron (1788-1824). Na linha do romance histórico, o principal nome é o escocês Walter Scott (1771-1832). Na Alemanha, o expoente é Goethe (1749-1832), autor de Fausto.O romantismo impõe-se na França no fim da década de 1820 com Victor Hugo (1802-1885), autor de Os Miseráveis. Outro dramaturgo e escritor francês importante é Alexandre Dumas (1802-1870), autor de Os Três Mosqueteiros.

QUESTÕES

.1– Sobre a Arte no Romantismo, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) ERRADOS: 
1.(  ) Foi a primeira e forte reação ao Neoclassicismo.
2.(  ) O romantismo não valorizava a natureza, pois seus
artistas acreditavam na tristeza e consideravam a natureza alegre.
3.(  ) Os artistas românticos usavam na pintura uma composição em diagonal, valorizando a cor e o contraste claro-escuro.
4.(  ) O romantismo era composto de sentimentos como o amor e paixões.
5.(  ) A valorização dos sentimentos e da imaginação foi um dos princípios da criação romântica.
02. Assinale: a alternativa que traz apenas características do Romantismo:
A (   )  Idealismo – religiosidade – objetividade – escapismo – temas pagãos.
B (   )  Predomínio do sentimento – liberdade criadora – temas cristãos – natureza convencional – valores.absolutos.
C (   )  Valorização dos sentimentos -  imaginação  a valorização da natureza como princípios da criação artística.
Representa as mudanças no plano individual, destacando a personalidade, sensibilidade, emoção e os valores interiores
D(   ) Idealismo – insatisfação – escapismo – natureza convencional – objetividade.
3 - É correto afirmar sobre a obra de Delacroix a expressão de:
A (    ) Derrota.
B (   ) Alegria.
C (   ) Felicidade.
D (    ) Liberdade.
 4 - Esta obra representava para Goya:
A  (   ) Rivalidade entre espanhóis.
B (    ) Invasão de território.
C (     ) Massacre e invasão.
D (     ) Violência e massacre.
5 - Observe a imagem e  marque as alternativas que corresponde a expressão  da obra de Arrufos (1887), de Belmiro de Almeida.
 A (   )  Mostra a sua superioridade em relação à mulher.
B (    ) Agressividade em relação a mulher.
C (    )  Frieza e tranquilidade ao sofrimento da mulher.
D (    )  Desprezo amoroso, dor e mágoa,sofrimento.
06 - Qual a característica da pintura paisagista e o que representava:
A (    ) Antecipava décadas do expressionismo com grandes movimentos da natureza.
B (    ) Antecipavam ao período  impressionistas que representavam pequenos movimentos da natureza.
C (    )  Antecipavam ao período impressionista,que representavam grandes movimentos da natureza, procurando representar a natureza de forma  maneira que os tons se apresentavam.
07 observe a imagem  Paisagem romântica e responda, quais as características que se descreve  para essa obra:
A (   ) Pintura realista e brilho.
B (    ) Pintura moderna e fosca.
C (    ) Pintura romântica com técnica de luz e sombra.
D (   ) Pintura impressionista realista e brilho.
08 Marque a alternativa correta: 
A (    ) No Romantismo existe dramaticidade.
B (     ) No Romantismo existem varias obras com temas mitológicos.
C (     ) No Romantismo a amor é o principal tema.
D (     ) No Romantismo os artistas seguiam varias regras.
09 Marque a alternativa correta:
A  (    ) Cenas históricas não aparecem no Romantismo
B  (    ) Cenas históricas aparecem no Romantismo.
C  (    ) Os Artistas Românticos não tinham nenhuma regra.
D  (    ) As Regras foram bem aceitas.
10 Marque (C)  para certo e( E) para errado:
A (  ) A poesia é uma das característica do romantismo.
B (  ) Os romances, vocábulos e historias de mortes não fazem parte do romantismo.
C (  ) O marco da literatura romântica é o Contos e Inocências. 
D (  ) O poeta fundamental do romantismo inglês  não é Lord Byron.
E (  ) O  escritor francês da obra, OS Tres Mosqueteiros é William Wordsworth 

53 comentários:

  1. Seu blog é ótimo professora! <3
    Essas questões são ótimas para revisões.

    ResponderExcluir
  2. Caro coala_plays, VAI VOCÊ TOMAR NO SEU ORIFÍCIO ANAL, sei se a professora tem culpa de você ser essa COISA que você é, não desconte sua raiva nela.

    ResponderExcluir
  3. É muito triste ver no que essa geração sem limites transforma coisas sérias em pornografia....

    ResponderExcluir
  4. oi adorei, caiu como uma luva para que eu pudesse trabalhar com meus alunos, seria possivel encaminhar as respostas por e-mail? paulojhavarezzy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. oi... gostei para trabalhar com meus alunos, seria possível encaminhar as respostas por e-mail? marciabichofe@bol.com.br

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia! Poderia encaminhar o gabarito por email
    anaclaudiaxavier@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Esta obra representava para Goya: violência e massacre?
    Qual é a resposta correta? D OU E?

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Me manda gabarito por gitiliza

      Excluir
    2. Por favor,me mande o gabarito para nsumaio@terra.com.br

      Excluir
    3. Vc poderia me mandar também, se vc tiver recebido? Pois gostaria de trabalhar com meu filho que estuda em casa e eu não sou professora, mas sou formada e letras só q n trabalhei neste campo pois decidi seguir outra profissão, por favor me ajude?

      Excluir
  9. Por favor o gabarito assessoria.tianaza@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Por favor, mandar o gabarito para nsumaio@terra.com.br

    ResponderExcluir
  11. Tem gabarito?
    adrianaregoguedez@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Otimas questões por favor o gabarito para que possa corrigir

    ResponderExcluir
  13. GABARITO.
    01. C/E/C/E/C 02. C/ 03. D/ 04. X / 05.A / 06. B/ 07. C/ 08. A/ 09. B/ 10. C/E/C/C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada pelo gabarito

      Excluir
    2. Estão certas mesmo? Qual é a 4?

      Excluir
    3. A Quest 6 a resposta é C e a questão 10 é:C,E,C,E,E análise direitinho que vc vai perceber que o "não" nas frases mudam as esposta.

      Excluir
  14. Oi! Por favor
    Gostaria do gabarito.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  15. O que adianta postar as atividades sem o gabarito ?!
    Por favor né

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito da atividade. me envia o gabarito por favor.

    ResponderExcluir
  17. Alguém poderia me mandar o gabarito por favor?????

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde! Obrigada pela excelente atividade.
    Tem como me enviar o gabarito.

    ResponderExcluir
  19. ótima atividade! você poderia, por gentileza, me mandar as respostas por e-mail? obrigada!
    regilenega@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Poderia me enviar o gabarito para meu Email:marcialuzia15@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Alguém me manda o gabarito por favor urgente

    ResponderExcluir
  22. Poderia me enviar o gabarito para meu E-mail: profgustavoluis@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Pode me enviar o cabrito... pôr favor

    ResponderExcluir