sábado, 11 de abril de 2015

RENASCIMENTO:Atividade 7º ano


Renascimento  

Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença. 
As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc. Os  governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época. Essa ajuda, conhecida como mecenato, tinha por objetivo fazer com que esses mecenas (governantes e burgueses) se tornassem mais populares entre as populações das regiões onde atuavam. Neste período, era muito comum as famílias nobres encomendarem  pinturas (retratos) e esculturas junto aos artistas. 
Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Cidades como, por exemplo, VenezaFlorença e Gênova tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual. Por este motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento. 
Principais representantes do Renascimento Italiano e suas principais obras: 
Michelangelo Buonarroti (1475-1564)- destacou-se em arquitetura, pintura e escultura
 Obras principais: Davi, Pietá. 
 
Rafael Sanzio (1483-1520) - pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus). 

Leonardo da Vinci (1452-1519)- pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Obras principais: Mona Lisa, Última Ceia. 
Sandro Botticelli - (1445-1510)- pintor italiano, abordou temas mitológicos e religiosos. Obras principais: O nascimento de Vênus e Primavera. 

 Resultado de imagem para O nascimento de Vênus
Tintoretto - (1518-1594) - importante pintor veneziano da fase final do Renascimento. Obras principais: Paraíso e Última Ceia. 

 

Ticiano - (1488-1576) - o mais importante pintor da Escola de Veneza do Renascimento Italiano. Sua grande obra foi O imperador Carlos V em Muhlberg de 1548.

Leonardo da Vinci


Resultado de imagem para leonardo da vinci

 Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci, foi um polímata nascido na atual Itália, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.
Nascimento: 15 de abril de 1452, Vinci, Itália
Falecimento: 2 de maio de 1519, Amboise, França.
Sepultamento: Capela de Saint-Hubert, França.
Estrutura: Catedral de Milão.
Filiação: Piero da Vinci, Caterina.

OBRAS

Mona Lisa ("Senhora Lisa" ) também conhecida como A Gioconda (em italiano, La Gioconda, "a sorridente" ; em francês, La Joconde) ou ainda Mona Lisa del Giocondo("Senhora Lisa [esposa] de Giocondo") Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato. O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo.
 Resultado de imagem para monalisa leonardo da vinci
  
No  ano de 1485, Leonardo da Vinci inicia essa sua grande obra-prima: é o retrato de Cecília Gallerani, a Dama do Arminho, encomendado por Ludovico Sforza.Cecília foi uma mulher de boa família, admirada pelos seus dotes artísticos: falava latim, escrevia poemas e cantava. Além disso era muito determinada. Tal característica se revela na pintura pela boca fechada, pelo sorriso apenas esboçado. Seu rosto tem uma expressão vigorosa.
      Resultado de imagem para Dama do Arminho

A Última Ceia (em italiano L'Ultima Cena e também Il Cenacolo) é um afresco de Leonardo da Vinci para a igreja de seu protetor, o Duque Lodovico Sforza. Representa a cena da última ceia de Jesus com os apóstolos, antes de ser preso e crucificado como descreve a Bíblia. É um dos maiores bens conhecidos e estimados do mundo.

 


QUESTÕES
1. Na Itália Renascentista quem eram os mecenatos?
A - Governantes que atuavam como artistas, fazendo esculturas e pinturas.
B - Burgueses e governantes que protegiam e patrocinavam financeiramente os artistas renascentistas.
C - Religiosos que perseguiam os artísticas que faziam obras de arte que criticavam os fundamentos da Igreja Católica.
2. Qual dos países abaixo é considerado o berço do Renascimento?
A - França.
B - Itália.
C - Espanha.
3. Vários artistas italianos se destacaram no Renascimento Cultural. Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de artistas italianos renascentistas?
A - Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael Sanzio, Botticelli e Tintoretto.
B - Pablo Picasso, Van Gogh, Galileu Galilei e Lucas Mantovanni.
C - Pitágoras, Renoir, Portinari, Monet e Laurentino Schiatti.
 4 -  Sobre Sandro Botticeli, podemos afirmar que:
 A- Foi um importante pintor, escultor, cientista, engenheiro, escritor e físico
B- Foi um importante governante italiano que patrocinou vários artistas e cientistas do período renascentista.
C- Foi um pintor italiano, abordou temas mitológicos e religiosos. Obras principais: O nascimento de Vênus e Primavera. 
5. Sobre Leonardo da Vinci, é verdadeira afirmar que:
A - Foi o mais importante escultor e poeta do Renascimento Italiano.
B - Foi um importante pintor, escultor, cientista, engenheiro, escritor e físico do Renascimento.
C - Foi um importante governante italiano que patrocinou vários artistas e cientistas do período renascentista.
6.  Como e conhecida a obra de  Leonardo da Vinci, Mona Lisa:
A- A Ingênua.
B- Uma mulher de boa família.
C- A Gioconda.
7. Qual a técnica usado por Leonardo da Vinci para retratar Mona Lisa.
A- Sfumato.
B- Cores predominante;
C- Azul ciclame.
8 - Qual expressão representada no quadro de Mona Lisa.
A - Alegria.
B - Compaixão.
C- Timidez.
9 - Qual obra de Leonardo da Vinci representa essas características de uma mulher de boa família, admirada pelos seus dotes artísticos: falava latim, escrevia poemas e cantava.
A - A mulher e seu Arminho.
B - Dama do Arminho.
C - A Dama do Carneirinho.
10 - Qual característica e expressão representa a obra Dama do Arminho.
A- sorriso  e uma expressão de sinceridade.
B - Alegria e uma expressão de  sinceridade.
C - Sorriso esboçado e  uma expressão vigorosa.
11 -  Ousados foram os artistas do Renascimento, que inventaram novas formas, cores e ideias e que nos legaram obras maravilhosas. “Mona Lisa”, “Pietá” são, respectivamente, obras de:
a)  Michelângelo – Botticelli
b)  Rafael – Leonardo da Vinci
c)  Michelângelo – Rafael
d) Leonardo da Vinci - Michelângelo. 




BIBLIOGRAFIA
https://www.google.com.br/search?
newwindow=1&sa=X&espv=2&biw=1366&bih=667&q=mona+lisa+leonardo+da+vinci&stick=H4sIAAAAAAAAAGOovnz8BQMDgzoHsxCHfq6-gUlOupkSmJWVlG6kxe9YVJJZXBKSD6TL84uyL807_017rzSHi4m_z-UNLj3vX18-AABBDZlnRAAAAA&npsic=0&tbs=kac:1,kac_so:0&ei=0zYnVZyWNYTjsATLh4CwCA&ved=0CCEQ-BY&lei=0zYnVZyWNYTjsATLh4CwCA


 https://www.google.com.br/search?newwindow=1&sa=X&espv=2&biw=1366&bih=667&q=a+primavera+botticelli&stick=H4sIAAAAAAAAAGOovnz8BQMDgwYHsxCHfq6-QW5WSYYSJ4hlkWdilqvF71hUUp5flB2cmZJanlhZ3Jwr-fvY73jmJ0a2C7YeejOjY7tkOgC3v--zRQAAAA&ei=moUpVY7ROumCsQTHmoCgBw&ved=0CJgBELEOMBQ

9 comentários: