MANEIRISMO
O Maneirismo foi um estilo e um movimento artístico
que se desenvolveu na Europa aproximadamente entre 1515 e1600 1 como uma revisão dos valores
clássicos e naturalistas prestigiados pelo Humanismo renascentista e cristalizados na Alta Renascença. O Maneirismo é mais estudado em suas manifestações na pintura, escultura e arquitetura da Itália, onde se originou, mas teve impacto
também sobre as outras artes e influenciou a cultura de praticamente todas as
nações europeias, deixando traços até nas suas colônias da América e no Oriente. Tem um perfil de difícil definição,
mas em linhas gerais caracterizou-se pela deliberada sofisticação
intelectualista, pela valorização da originalidade e das interpretações individuais,
pelo dinamismo e complexidade de suas formas, e pelo artificialismo no
tratamento dos seus temas, a fim de se conseguir maior emoção, elegância, poder
ou tensão. É marcado pela contradiA palavra deriva do termo italiano maniera,
"maneira", indicando o estilo pessoal de determinado autor, e em sua
origem no século XVI foi usada por Giorgio Vasari com conotações positivas,
significando graça, leveza e sofisticação e o conflito e assumiu na vasta área
em que se manifestou variadas feições. Historicamente,
o Maneirismo vinha sendo considerado como a fase final e decadente do grande
ciclo renascentista, mas hoje é reconhecido como um estilo autônomo e com valor
próprio, e que já aponta para a arte moderna.
Definição e
características gerais
A definição de
Maneirismo e sua delimitação cronológica e geográfica ainda são objeto de vivo
debate entre os historiadores da arte, e pouco há de consenso em qualquer
aspecto.19 Nas primeiras análises sistemáticas do estilo, conduzidas no século
XIX por críticos como Heinrich Wölfflin e Jacob Burckhardt, esta
fase, herdando preconceitos mais antigos, foi carregada com um juízo
depreciativo, e maneirista e amaneirada foram qualificativos usados para
designar uma arte que era vista como decadente, repulsiva e afetada, que se
afastava dos cânones de equilíbrio, harmonia, racionalidade, moderação e
clareza consumados na Alta Renascença pela obra de artistas como Rafael
Sanzio e na primeira fase de Michelangelo.A partir do início do século XX
críticos como Alois Riegl, Max Dvořák, Walter Friedländer,
Nikolaus Pevsner e Erwin Panofsky começaram a compreender o
Maneirismo a partir de suas razões internas e características únicas, dentro de
uma apreciação mais abrangente, interpretando-o como manifestações positivas,
embora não-clássicas, que tinham objetivos expressivos específicos.
A
expressão maneirista nas artes
Pintura
Talvez a mudança mais
dramática introduzida pelo Maneirismo na pintura seja a transformação da noção
de espaço. O Renascimento conseguiu construir a
representação visual do espaço de modo notavelmente homogêneo, coerente e
lógico, baseando-se na perspectiva clássica, colocando os personagens
contra um cenário uniforme e contínuo e de acordo com uma hierarquia de
proporções que simulava com grande sucesso o recuo gradual do primeiro plano
para o horizonte ao fundo. O Maneirismo rompe essa unidade com diferentes
pontos de vista coexistindo em um mesmo quadro e com a ausência de uma
hierarquia lógica nas proporções relativas das figuras entre si, onde muitas
vezes a cena principal é posta à distância e elementos secundários são
privilegiados no primeiro plano. Assim as relações naturalistas são abolidas e
o resultado é uma atmosfera de sonho e irrealidade, onde os relacionamentos
formais e temáticos são arbitrários.39 40
O estilo se manifesta com figuras com proporções
alongadas e em posições dinâmicas, contorcidas ou em escorço, em grupos cheios de movimento e
tensão, muitas vezes de paralelo impossível com a realidade, e daí seu caráter
ser considerado artificialista e intelectualista, em oposição à gravitas 41tão prezada no Alto Renascimento.
Nota-se forte tendência ao horror
vacui, uma aversão ao vazio, cercando a cena principal com uma profusão de
elementos decorativos que adquirem grande importância por si mesmos. Também há
um senso de experimentalismo no tratamento de temas tradicionais, com a
intensificação do drama,
e fazendo uso de muitas referências literárias e citações visuais de outros
autores, o que tornava as obras de difícil compreensão pelo espectador inculto.
É na pintura que o espírito maneirista se manifesta em
primeiro lugar. São os pintores da segunda década do século XV que, afastados
dos cânones renascentistas, criam esse novo estilo, procurando deformar uma
realidade que já não os satisfaz e tentando revalorizar a arte pela própria
arte.
Principais características :
• Composição em que uma multidão de figuras se comprime
em espaços arquitetônicos reduzidos. O resultado é a formação de planos
paralelos, completamente irreais, e uma atmosfera de tensão permanente.
• Nos corpos, as formas esguias e alongadas substituem os
membros bem-torneados do renascimento. Os músculos fazem agora contorções
absolutamente impróprias para os seres humanos.
• Rostos melancólicos e misteriosos surgem entre as
vestes, de um drapeado minucioso e cores brilhantes.
• A luz se detém sobre objetos e figuras, produzindo
sombras inadmissíveis.
• Os verdadeiros protagonistas do quadro já não se posicionam no centro
da perspectiva, mas em algum ponto da arquitetura, onde o olho atento deve, não
sem certa dificuldade, encontrá-lo
Pintores maneiristas
Giorgio
Vasari (Arezzo, 30 de julho de 1511 — Florença, 27 de junho de 1574) foi um pintor e arquiteto italiano conhecido principalmente por suas biografias de
artistas italianos.
Em 1529,
visitou Roma e estudou os trabalhos de Rafael e outros artistas do Alto Renascimento romano e que pertenciam à geração anterior à de Vasari.
Produziu pinturas maneiristas que foram mais admiradas durante sua vida do que postumamente.
teto decoração
|
Giorgio Vasari - (Portfólio) |
Giuseppe Arcimboldo
Giuseppe Arcimboldo (Milão, 1527 — 17 de julho de 1599)
foi um pintor italiano.
Suas obras principais incluem a série "As quatro estações",
onde usou, pela primeira vez, imagens da natureza,
tais como frutas, verduras e flores,
para compor fisionomias humanas.
No contexto histórico de Arcimboldo - posteriormente
denominado Maneirismo - a ênfase no aspecto espiritual da arte foi recorrente, como
podemos ver nas obras de El
Greco e Tintoretto. No entanto, estes
dois artistas estiveram ligados à religiosidade católica e Arcimboldo não. Mesmo sendo Praga uma
corte católica, ela tinha total independência em relação à Igreja Romana e seus monarcas eram de grande tolerância em relação a
outras religiões e crenças. Ali conviviam judeus, cristãos e ocultistas.
Giuseppe Arcimboldo
( 1527 - 1593 )
Um mágico Maneirista
Vertumnus, retrato de Rodolfo II
FLORA
Inverno
1573
Óleo sobre tela, 76 x 63,5 centímetros
Outono
1573
Ó
Primavera
Verão
1573
Óleo sobre tela, 76 x 64 cm
ARQUITETURA
A arquitetura
maneirista dá prioridade à construção de igrejas de plano longitudinal, com
espaços mais longos do que largos, com a cúpula principal sobre o transepto,
deixando de lado as de plano centralizado, típicas do renascimento clássico. No
entanto, pode-se dizer que as verdadeiras mudanças que este novo estilo
introduz refletem-se não somente na construção em si, mas também na
distribuição da luz e na decoração.
Principais
características:
Nas igrejas:
• Naves escuras,
iluminadas apenas de ângulos diferentes, coros com escadas em espiral, que na
maior parte das vezes não levam a lugar nenhum, produzem uma atmosfera de rara
singularidade.
• Guirlandas de frutas
e flores, balaustradas povoadas de figuras caprichosas são a decoração mais
característica desse estilo. Caracóis, conchas e volutas cobrem muros e
altares, lembrando uma exuberante selva de pedra que confunde a vista.
Nos ricos palácios e
casas de campo:
• Formas convexas que
permitem o contraste entre luz e sombra prevalecem sobre o quadrado
disciplinado do renascimento.
• A decoração de
interiores ricamente adornada e os afrescos das abóbadas coroam esse caprichoso
e refinado estilo, que, mais do que marcar a transição entre duas épocas,
expressa a necessidade de renovação.
Principais
Artistas:
BARTOLOMEO
AMMANATI,
(1511-1592),
Autor de vários projetos arquitetônicos por toda a Itália, tais como: a
construção do túmulo do conde de Montefeltro, o palácio dos Mantova, a villa na
Porta del Popolo. a fonte da Piazza della Signoria. Seu interesse pela
arquitetura o levou a estudar os tratados de Alberti e Brunelleschi, com base
nos quais planejou uma cidade ideal. De acordo com os preceitos dos jesuítas,
que proibiam o nu nas obras de arte, legou a eles todos os seus bens.
GIORGIO
VASARI,
(1511-1574),
Vasari é conhecido por sua obra literária Le Vite (As Vidas), na qual, além de
fazer um resumo da arte renascentista, apresenta um relato às vezes pouco fiel,
mas muito interessante sobre os grandes artistas da época, sem deixar de fazer
comentários mal-intencionados e elogios exagerados. Sob a proteção de Aretino,
conseguiu realizar uma de suas únicas obras significativas: os afrescos do
palácio Cornaro. Vasari também trabalhou em colaboração com Michelangelo em
Roma, na década de 30. Suas biografias, publicadas em 1550, fizeram tanto sucesso
que se seguiram várias edições. Passou os últimos dias de sua vida em Florença,
dedicado à arquitetura.
PALLADIO,
(1508-1580),
O interesse que tinha pelas teorias de Vitrúvio se reflete na totalidade de sua
obra arquitetônica, cujo caráter é rigorosamente clássico e no qual a clareza
de linhas e a harmonia das proporções preponderam sobre o decorativo, reduzido
a uma expressão mínima. Somente dez anos depois iria se dedicar à arquitetura
sacra em Veneza, com a construção das igrejas San Giorgio Maggiore e Il
Redentore. Não se pode dizer que Palladio tenha sido um arquiteto tipicamente
maneirista, no entanto, é um dos mais importantes desse período. A obra de
Palladio foi uma referência obrigatória para os arquitetos ingleses e franceses
do barroco.
Villa Capra, dita La Rotonda, a mais famosa construção de
Palladio.
Projeto original da Villa Capra, inspirada no modelo do templo centralizado.
ESCULTURA
Na
escultura, o maneirismo segue o caminho traçado por Michelangelo: às formas
clássicas soma-se o novo conceito intelectual da arte pela arte e o
distanciamento da realidade. Em resumo, repetem-se as características da
arquitetura e da pintura. Não faltam as formas caprichosas, as proporções
estranhas, as superposições de planos, ou ainda o exagero nos detalhes,
elementos que criam essa atmosfera de tensão tão característica do espírito
maneirista.
Principais
características:
•
A composição típica desse estilo apresenta um grupo de figuras dispostas umas
sobre as outras, num equilíbrio aparentemente frágil, as figuras são unidas por
contorsões extremadas e exagerado alongamento dos músculos.
•
O modo de enlaçar as figuras, atribuindo-lhes uma infinidade de posturas
impossíveis, permite que elas compartilhem a reduzida base que têm como
cenário, isso sempre respeitando a composição geral da peça e a graciosidade de
todo o conjunto.
Principais
Artistas:
BARTOLOMEO
AMMANATI,
(1511-1592),
Realizou trabalhos em várias cidades italianas. Decorou também o palácio dos
Mantova e o túmulo do conde da cidade. Conheceu a poetisa Laura Battiferi, com
quem se casou, e juntos se mudaram para Roma a pedido do papa Júlio II, que
incumbiu-o da construção de sua villa na Porta del Popolo. Começaram assim seus
primeiros passos como arquiteto. No ano de 1555, com a morte do papa, voltou
para Florença, onde venceu um concurso para a construção da fonte da Piazza
della Signoria. Seu interesse pela arquitetura o levou a estudar os tratados de
Alberti e Brunelleschi, com base nos quais planejou uma cidade ideal. De acordo
com os preceitos dos jesuítas, que proibiam o nu nas obras de arte, legou a
eles todos os seus bens.
Fonte de Netuno, Florença
(
(“O
Rapto da Sabina”, de Bartolomeo
Ammanati. A obra engloba várias caracteristicas maneiristas)
alegoria da inverno
|
Bartolomeo Ammanati - (Portfólio) |
BIBLIOGRAFIA
http://ppturma3iha.blogspot.com.br/2012/11/maneirismo.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Andrea_Palladio#/media/File:VillaPoiana_2007_07_06_2.jpg
http://materialartes.pbworks.com/w/page/20509443/Conhecendo%20Giuseppe%20Arcimboldo
http://pt.wahooart.com/Art.nsf/Art_PT?Open&Complex&Query=(([Champ32]=%22Palazzo%20Vecchio%20(Florence,%20Italy)%22)%20AND%20(%22Giorgio%20Vasari%22,%22pr%C3%A9dios%22,%22desenhos%20e%20esbo%C3%A7os%22,%221550%22,%22%22,%22@Landscape@%22,%22AAAA55%22))
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