terça-feira, 26 de maio de 2015

Arte Grega 6º ano

Introdução
Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição. Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos. 

A arquitetura grega antiga pode ser dividida em três estilos:


1 – Coríntio -  pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.
2 – Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.
3 – Jônico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular . 

Resultado de imagem para coluna dórica jônica e coríntia


Exemplos de construções da Grécia Antiga:
- Estátua de Zeus em Olímpia.
- Parthenon de Atenas - Colosso de Rodes
- Tempo de Ártemis em Éfeso.
- Farol de Alexandria
Um dos templos gregos mais conhecidos é o Parthenon  na Acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C. Além das funções religiosas, o templo era utilizado também como ponto de observação militar. As colunas deste templo seguiram o estilo arquitetônico dórico (veja abaixo).



Pintura Grega A pintura grega também foi muito importante nas artes da Grécia Antiga. Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística. Estes artistas também pintavam em paredes, principalmente de templos e palácios.
Resultado de imagem para pinturas simples gregas em vasos 

 Resultado de imagem para pinturas gregas

Escultura Grega
As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos.
 Resultado de imagem para escultura grega zeus

 

O MOSAICO

O mosaico grego fez imenso progresso na expressividade, mediante o uso de pedras coloridas, especialmente talhadas, usadas em ricas residências que, conforme as divisões e seu uso, ofereciam ornamentos geométricos, naturezas-mortas, animais ou cenas mitológicas.


BIBLIOGRAFIA
http://taislc.blogspot.com.br/2008/09/pintura-grega.html
http://piquiri.blogspot.com.br/2014/10/arte-grega.html
http://piquiri.blogspot.com.br/2014/10/arte-grega.html

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Piet Mondrian 5º ano

mondrian

Piet Mondrian


Pieter Cornelis Mondriaan foi um importante pintor modernista holandês. Nasceu na cidade holandesa de Amersfoort em 7 de março de 1872 e faleceu em Nova Iorque, no dia 1 de fevereiro de 1944. Mondrian é o fundador da corrente artística conhecida como neoplasticismo.
Desde jovem interessou-se por pintura, porém enfrentou a rejeição da família que era muito religiosa e encarava a arte como uma atividade pecaminosa.
 Lecionou arte por um período, porém insatisfeito com a profissão, resolveu dedicar-se à pintura. 
- Entrou em contato, ainda jovem ( a partir de 1908), com a Teosofia que influenciou muito sua visão de mundo e formação pessoal e artística. 
- No início de sua carreira foi muito influenciado pelo impressionismo e naturalismo. Nesta fase, destacam-se as pinturas Árvores ao andar e O Moinho Vermelho

Principais características do estilo artístico de Mondrian:


- Sua obra foi influenciada pelo pensamento teosófico.

- Foi influenciado também pelo naturalismo e impressionismo.

- Destacou-se com obras abstratas geométricas, principalmente trabalhando com formatos retangulares.

- Utilizou, em suas obras, principalmente cores primárias (vermelho, azul, branco, preto, amarelo). Mondrian considerava estas como as cores elementares do Universo.

Principais obras de Mondrian


- Árvores a luz da Lua - 1908
- A àrvore vermelha - 1908
- Paisagem - 1909
- A Igreja de Domburg - 1910
- O Moinho Vermelho - 1910
- Evolução - 1911
- Macieira em flor - 1912
- Composição (árvore) - 1913
- Composição com cores B - 1917
- Tabuleiro com cores claras - 1919
- Composição com vermelho, amarelo e azul, ano de 1921
- Composição com amarelo - 1930
- Broadway Boogie-Woogie - 1942


AUTOR: Pieter Cornelis Mondrian (Piet Mondrian)
ANO: 1908
MOVIMENTO: Neoplasticismo
TÉCNICA: Óleo sobre Tela

LOCALIZAÇÃO: Holanda
  1. A Árvore Cinzenta
    Trabalho artístico
  2. A Árvore Cinzenta é uma pintura a óleo sobre tela realizada pelo artista holandês Piet Mondrian em 1911. A pintura encontra-se em exibição no Gemeentemuseum Den Haag, em Haia. Wikipédia
  3. Resultado de imagem para broadway boogie woogie
  1. Victory Boogie-Woogie ou Victory Boogie Woogie é uma pintura a óleo sobre tela, com papel, carvão e lápis, realizada pelo artista holandês Piet Mondrian em 1942-1944; é a última pintura de Mondrian, tendo ... Wikipédia
  2. Criação1944
  3. MateriaisCarvão vegetal, Tinta a óleo
  4. O Moinho Vermelho (em holandêsDe rode molen) é uma pintura a óleo sobre tela realizada por pelo artista holandêsPiet Mondrian em 1911. Está exposta no Gemeentemuseum, em Haia (Países Baixos)








    1. Bibliografia

    2. hhttp://www.suapesquisa.com/biografias/piet_mondrian.htm

    3. ttp://pt.wikipedia.org/wiki/O_Moinho_Vermelho

    4. https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=PIET+MONDRIAM+OBRAS