ARTE ROMÂNTICA
O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII que foram a Revolução Industrial que gerou novos inventos com o objetivo de solucionar os problemas técnicos decorrentes do aumento de produção.Isso provocou a divisão do trabalho e o início da especialização da mão de obra, e pela Revolução Francesa que lutava por uma sociedade mais harmônica, em que os direitos individuais fossem respeitados, traduziu-se essa expectativa na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Do mesmo modo, a atividade artística tornou-se complexa. O Romantismo manifesta-se nas artes e na literatura do final do século XVIII até meados do século XIX. Surgiu na Alemanha evoluindo para a Inglaterra e Itália, mas é na França que ganha força e de lá se espalha pela Europa e pelas Américas. A subjetividade e introspecção, sentimentos e sensações são características deste período, opondo-se ao racionalismo e ao rigor do neoclassicismo. A liberdade de criação e a emoção são retratadas de forma intensa no romantismo. As obras valorizam o individualismo, o sofrimento amoroso, a religiosidade cristã, a natureza, os temas nacionais e o passado.
Características
gerais:
* a valorização dos sentimentos e da imaginação;
* o nacionalismo; * a valorização da natureza como princípios da criação artística.
* o nacionalismo; * a valorização da natureza como princípios da criação artística.
Representa as mudanças no plano individual, destacando a personalidade, sensibilidade, emoção e os valores interiores. Contra o neoclássico. “O sentimento é tudo” (Goethe).
ARTISTAS E OBRAS
A Liberdade Guiando o Povo é uma pintura de Eugène
Delacroix em comemoração à Revolução
de Julho de 1830, com a queda de Carlos X. Uma
mulher representando a Liberdade, guia o povo por cima dos corpos dos derrotados,
levando a bandeira tricolor da Revolução
francesa em uma mão e
brandindo um mosquete com baioneta na outra. A pintura é talvez a obra mais conhecida de
Delacroix.
Os fuzilamentos do 3 de Maio"
O pintor espanhol
Francisco de Goya (1746-1828) elaborou, em 1814, um de seus trabalhos mais
conhecidos, a tela “Os Fuzilamentos de 3 de Maio de 1808″. A imagem é uma
representação de um episódio ocorrido entre o dia 2 e a madrugada de 3 de maio,
quando tropas napoleônicas que ocupavam a Espanha executaram espanhóis que
haviam se rebelado contra essa invasão. A violência do massacre aparece com
intensidade na pintura, o que a tornou um símbolo da luta do povo espanhol por
liberdade e contra os invasores
estrangeiros.
Arrufos (1887), de Belmiro de Almeida.
Quadro de temática cotidiana trabalhada
no Realismo, mostra um casal depois de uma discussão conjugal. A mulher
está à esquerda debruçada sobre o sofá, sentada no chão, sobre um belo tapete,
de vestido amarelo claro, cortando o quadro em diagonal, parecendo
derramar-se em prantos. O homem está à direita e assume uma atitude de
indiferença e desdém em relação a mulher, com seus olhos fixados na fumaça do
seu cigarro. Esta obra de Belmiro de Almeida se
ajusta a realidade burguesa na medida em que a atitude do homem mostra a sua
superioridade em relação à mulher. O marido em provável situação de julgamento
da esposa, revela os desmandos e arbitrariedades da sociedade patriarcal da
época.
Turner (1775-1851): A máquina Ganha Espaço na Paisagem Romântica
A pintura paisagística ganhou nova força no período romântico, caracterizando-se pelo seu realismo e pela recriação contínua de cores modificadas pela luz solar. Os paisagistas românticos se anteciparam décadas aos impressionistas franceses.Joseph William Turner representou os grandes movimentos da natureza, procurando, através de estudos da luz refletida pela natureza, reproduzir a “atmosfera” da paisagem, como em O Grande Canal (1835), em que tons como o amarelo e o laranja são mantidos puros, não neutralizados pelo branco. efeito geral é uma paisagem com tal brilho que suas telas desse período são chamadas de “visões douradas”. Mas foi justamente Turner quem primeiro registrou a presença da máquina na paisagem. Em “Chuva, Vapor e Velocidade” (1844) ele substitui os detalhes pelas formas essenciais de uma locomotiva e dos trilhos.Existe uma preocupação com as cores brilhantes no centro da tela. Parece que o artista toma consciência de que a máquina invadiu o espaço natural e passa a fazer parte do universo da pintura.
Literatura
A poesia lírica é a principal expressão. Também são frequentes os romances. Frases diretas, vocábulos estrangeiros, metáforas, personificação e comparação são características marcantes. Amores irrealizados, morte e fatos históricos são os principais temas. O marco da literatura romântica é Cantos e Inocência (1789), do poeta inglês William Blake (1757-1827). O livro de poemas Baladas Líricas, do inglês William Wordsworth (1770-1850), é uma espécie de manifesto do movimento. O poeta fundamental do romantismo inglês é Lord Byron (1788-1824). Na linha do romance histórico, o principal nome é o escocês Walter Scott (1771-1832). Na Alemanha, o expoente é Goethe (1749-1832), autor de Fausto.O romantismo impõe-se na França no fim da década de 1820 com Victor Hugo (1802-1885), autor de Os Miseráveis. Outro dramaturgo e escritor francês importante é Alexandre Dumas (1802-1870), autor de Os Três Mosqueteiros.
QUESTÕES
.1– Sobre a Arte no
Romantismo, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) ERRADOS:
1.( ) Foi a primeira e
forte reação ao Neoclassicismo.
2.( ) O romantismo não
valorizava a natureza, pois seus
artistas acreditavam na
tristeza e consideravam a natureza alegre.
3.( ) Os artistas
românticos usavam na pintura uma composição em diagonal, valorizando a cor e o
contraste claro-escuro.
4.( ) O romantismo era composto
de sentimentos como o amor e paixões.
5.( ) A valorização dos
sentimentos e da imaginação foi um dos princípios da criação romântica.
02. Assinale: a alternativa
que traz apenas características do Romantismo:
A ( ) Idealismo
– religiosidade – objetividade – escapismo – temas pagãos.
B ( ) Predomínio
do sentimento – liberdade criadora – temas cristãos – natureza convencional –
valores.absolutos.
C ( ) Valorização
dos sentimentos - imaginação a
valorização da natureza como princípios da criação artística.
Representa as mudanças no
plano individual, destacando a personalidade, sensibilidade, emoção e os
valores interiores
D( ) Idealismo – insatisfação – escapismo –
natureza convencional – objetividade.
3 - É correto afirmar
sobre a obra de Delacroix a expressão de:
A ( ) Derrota.
B ( ) Alegria.
C ( ) Felicidade.
D ( ) Liberdade.
4 - Esta obra representava para Goya:
A ( )
Rivalidade entre espanhóis.
B ( ) Invasão de território.
C ( ) Massacre e invasão.
D ( ) Violência e massacre.
5 - Observe a imagem
e marque as alternativas que corresponde
a expressão da obra de Arrufos (1887), de
Belmiro de Almeida.
A
( )
Mostra a sua superioridade em relação à mulher.
B ( ) Agressividade em relação a mulher.
C ( )
Frieza e tranquilidade ao sofrimento da mulher.
D ( ) Desprezo amoroso, dor e mágoa,sofrimento.
06 - Qual a
característica da pintura paisagista e o que representava:
A ( ) Antecipava
décadas do expressionismo com grandes movimentos da natureza.
B ( )
Antecipavam ao período impressionistas que representavam pequenos
movimentos da natureza.
C ( )
Antecipavam ao período impressionista,que representavam grandes
movimentos da natureza, procurando representar a
natureza de forma maneira que os tons se apresentavam.
07 observe a imagem Paisagem romântica e responda, quais as características que se descreve para essa obra:
A ( ) Pintura realista
e brilho.
B ( ) Pintura
moderna e fosca.
C ( ) Pintura
romântica com técnica de luz e sombra.
D ( ) Pintura
impressionista realista e brilho.
08 Marque a
alternativa correta:
A ( ) No
Romantismo existe dramaticidade.
B ( ) No
Romantismo existem varias obras com temas mitológicos.
C ( ) No
Romantismo a amor é o principal tema.
D ( ) No
Romantismo os artistas seguiam varias regras.
09 Marque a
alternativa correta:
A ( )
Cenas históricas não aparecem no Romantismo
B ( )
Cenas históricas aparecem no Romantismo.
C ( ) Os
Artistas Românticos não tinham nenhuma regra.
D ( ) As
Regras foram bem aceitas.
10 Marque (C) para certo e( E) para errado:
A ( ) A poesia é uma das característica do
romantismo.
B ( ) Os romances, vocábulos e historias de
mortes não fazem parte do romantismo.
C ( ) O marco da literatura romântica é o
Contos e Inocências.
D ( ) O poeta fundamental do romantismo inglês
não é Lord Byron.
E ( )
O escritor francês da obra, OS Tres Mosqueteiros é William
Wordsworth
Seu blog é ótimo professora! <3
ResponderExcluirEssas questões são ótimas para revisões.
Caro coala_plays, VAI VOCÊ TOMAR NO SEU ORIFÍCIO ANAL, sei se a professora tem culpa de você ser essa COISA que você é, não desconte sua raiva nela.
ResponderExcluirOlá, preciso das respostas!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirÉ muito triste ver no que essa geração sem limites transforma coisas sérias em pornografia....
ResponderExcluirgabarito por gentileza
ResponderExcluirOi você tem o gabarito ? Pode me enviar ?
Excluirgabarito
ResponderExcluiroi adorei, caiu como uma luva para que eu pudesse trabalhar com meus alunos, seria possivel encaminhar as respostas por e-mail? paulojhavarezzy@hotmail.com
ResponderExcluiroi... gostei para trabalhar com meus alunos, seria possível encaminhar as respostas por e-mail? marciabichofe@bol.com.br
ResponderExcluirBom Dia! Poderia encaminhar o gabarito por email
ResponderExcluiranaclaudiaxavier@gmail.com
resposta por favooor
ResponderExcluirEsta obra representava para Goya: violência e massacre?
ResponderExcluirQual é a resposta correta? D OU E?
ótima atividade .
ResponderExcluirnos mande o gabarito
por favor manda o gabarito
ResponderExcluirpor gentileza o gabarito
ResponderExcluirGabarito lucianehorbatei@hotmail.com
ResponderExcluirMe manda gabarito por gitiliza
ExcluirPor favor,me mande o gabarito para nsumaio@terra.com.br
ExcluirVc poderia me mandar também, se vc tiver recebido? Pois gostaria de trabalhar com meu filho que estuda em casa e eu não sou professora, mas sou formada e letras só q n trabalhei neste campo pois decidi seguir outra profissão, por favor me ajude?
ExcluirManda gabarito por favor
ResponderExcluirPor favor o gabarito assessoria.tianaza@gmail.com
ResponderExcluirAlguém tem o gabarito?
ResponderExcluirqual a resposta da 9°?
ResponderExcluirPor favor, mandar o gabarito para nsumaio@terra.com.br
ResponderExcluirTem gabarito?
ResponderExcluiradrianaregoguedez@hotmail.com
Me passa o gabarito
ResponderExcluirGabarito por favor
ResponderExcluirOtimas questões por favor o gabarito para que possa corrigir
ResponderExcluirAAAAAAA SEM GABARITO
ResponderExcluirGABARITO.
ResponderExcluir01. C/E/C/E/C 02. C/ 03. D/ 04. X / 05.A / 06. B/ 07. C/ 08. A/ 09. B/ 10. C/E/C/C
muito obrigada!!!!
Excluirmuito obrigada pelo gabarito
ExcluirEstá errado
ExcluirEstão certas mesmo? Qual é a 4?
ExcluirA Quest 6 a resposta é C e a questão 10 é:C,E,C,E,E análise direitinho que vc vai perceber que o "não" nas frases mudam as esposta.
ExcluirAGRADECIMENTO É SEMPRE BOM!
ResponderExcluirTem gabarito por favor
ResponderExcluirQuero todas as respostas
ResponderExcluirOi! Por favor
ResponderExcluirGostaria do gabarito.
Obrigado
Encaminhe as respostas
ResponderExcluirO que adianta postar as atividades sem o gabarito ?!
ResponderExcluirPor favor né
Mi manda o gabarito
ResponderExcluirGostei muito da atividade. me envia o gabarito por favor.
ResponderExcluirPode me enviar o gabarito, por favor.
ResponderExcluirAlguém poderia me mandar o gabarito por favor?????
ResponderExcluirBoa tarde! Obrigada pela excelente atividade.
ResponderExcluirTem como me enviar o gabarito.
Quero o gabarito
ResponderExcluirótima atividade! você poderia, por gentileza, me mandar as respostas por e-mail? obrigada!
ResponderExcluirregilenega@gmail.com
Poderia me enviar o gabarito para meu Email:marcialuzia15@hotmail.com
ResponderExcluirAlguém me manda o gabarito por favor urgente
ResponderExcluirPoderia me enviar o gabarito para meu E-mail: profgustavoluis@gmail.com
ResponderExcluirPode me enviar o cabrito... pôr favor
ResponderExcluir